Offline
28 anos sem Renato Russo
Música
Publicado em 13/10/2024

Há 28 anos, o Brasil se despedia de Renato Russo. O cantor e compositor, conhecido por ser o líder da banda Legião Urbana, morreu aos 36 anos em 11 de outubro de 1996.

Antes da sua partida, Renato deixou inúmeras músicas, como "Pais e Filhos", "Tempo Perdido" e "Será", que continuam sendo algumas das canções mais famosas do pais. Um dos últimos trabalhos de Renato Russo com a banda Legião Urbana foi a gravação do clipe de "Perfeição", que inspirou o clipe que é considerado o último da banda.

A letra da música fala sobre o ideal e o real e teve. O clipe foi gravado em uma fazenda de Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

O cantor, compositor, multi-instrumentista, líder e vocalista da banda Legião Urbana – umas das mais importantes da história do rock nacional – nos deixou em 11 de outubro de 1996, com apenas 36 anos, por conta de complicações causadas pelo HIV.

Sua obra está entre uma das mais importantes da história da música brasileira, com canções carregadas de ideais, sensibilidade e críticas sociais, que influenciaram uma geração. 

Antes de se dedicar inteiramente à música, Renato foi professor de inglês e repórter. Participou da banda Aborto Elétrico – grupo da cena punk de Brasília, que também originou o Capital Inicial – depois seguiu uma pequena carreira como o Trovador Solitário, antes de assumir os vocais da Legião Urbana.

Com a Legião, escrevia canções que “conversavam sobre experiências urbanas do que é ser um jovem brasileiro vivendo a partir dos anos 70, com traços românticos e narrativos nas letras”, como Renato descreveu em entrevista. 

Letras essas com as quais os jovens se identificavam muito e que Renato dizia não gostar de explicar o significado, pois preferia que cada pessoa identificasse as mensagens das canções dentro do seu universo interior. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!