A 1ª Edição do Carcará Festival Sesc de Música tem início no dia 7 de novembro, na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. E um dos shows mais aguardados do evento é o do cantor baiano Mateus Aleluia.
A apresentação de Aleluia ocorre no último dia do festival, 9 de novembro, às 22h. No repertório, canções como “Fogueira Doce”, “Despreconceituosamente”, “Cordeiro de Nanã” e “Bahia Bate o Tambor” são aguardadas pelo público.
Mateus Aleluia é cantor, compositor e pesquisador da musicalidade ritualística afro-brasileira. Ele integra o cenário da world music, com trabalho destacado pela imprensa especializada em países da Europa e nos Estados Unidos.
Aleluia iniciou a carreira em sua cidade natal no Recôncavo Baiano. Ao lado de Dadinho, foi responsável pelo perfil artístico ideológico dos Tincoãs, considerado o primeiro grupo vocal a expressar, na história da Música Popular Brasileira, a herança cultural – musical e linguística – de diferentes povos africanos que aqui aportaram.
A ligação estreita que estabeleciam com a África tornou-se uma realidade concreta na vida de Mateus e Dadinho.
Com sofisticados arranjos vocais, a obra dos Tincoãs é considerada ainda hoje um capítulo singular na história da música brasileira. Já Mateus Aleluia é considerado uma das personalidades culturais mais importantes do Brasil – em 2020, foi tema do filme documentário “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”.
Em 2022, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. No mesmo ano, teve o seu álbum “Afrocanto das Nações – Jêje” indicado ao Grammy Latino.
Gratuito, o Carcará Festival Sesc de Música terá shows e ações formativas. A programação completa pode ser conferida no site sescma.com.br
Carcará Festival Sesc de Música
Com o Carcará Festival Sesc de Música será a primeira vez que o Sesc reunirá no Maranhão representantes dos nove estados da região Nordeste. Ao longo dos três dias de programação gratuita, o evento será um encontro criativo que irá conectar diversos compositores, músicos e intérpretes convidados.
Os shows musicais serão realizados na Praça das Mercês, que será dividida em três espaços: o palco principal, um ambiente para DJs e para o forró pé-de-serra.
Outro destaque do festival serão os ambientes para empreendedores de artesanato, lazer infantil, comidas e bebidas, brechó e, também, para trocas de produtos relacionados à música (livros, CDs, vinis, etc.).
Ao longo do evento, o público poderá participar de diversas ações formativas, entre oficinas, diálogos musicais, debates, workshops, vivências e experiências, todas com a proposta de conexão com sonoridades de todo o Nordeste.
Confira o trailer da música "Fogueira Doce", do cantor baiano Mateus Aleluia.