A segunda noite do Encontro Internacional de Escritores da Língua Portuguesa, realizado na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), instalada no Convento das Mercês, em São Luís, foi marcada pelo lançamento de obras da historiadora brasileira Mary Del Priore e do escritor angolano Ondjaki.
Lançamentos Literários
Foram lançados os livros "Segredos de uma Família Imperial", de Mary Del Priore, e "Bom Dia, Camaradas", de Ondjaki. Em "Segredos de uma Família Imperial", Priore apresenta detalhes da intimidade da família imperial Orléans e Bragança após a proclamação da República em 1889. Já Ondjaki, em sua primeira visita a São Luís, destacou a importância do encontro para aproximar pessoas por meio da língua, cultura e literatura.
Intercâmbio Cultural
Para o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, o encontro é uma oportunidade de intercâmbio cultural e de experiências entre escritores de países lusófonos. O escritor maranhense Wilson Marques reforça a importância da integração cultural entre escritores que utilizam a língua portuguesa.
O evento, que ocorre até esta quinta-feira, 21 de novembro, reúne grandes escritores da língua portuguesa em atividade. A programação é uma realização do Instituto Casa do Autor Maranhense e da FMRB, integrando o projeto Conversações de Além-Mar.
Na noite desta quinta, os escritores Mia Couto e Eduardo Agualusa são os convidados da noite de encerramento do encontro literário, a partir das 19h.