Bruce Lee, ícone das artes marciais e da cultura pop, completaria 84 anos, nesta quarta-feira, 27 de novembro. Nascido em em São Francisco (EAU), faleceu precocemente em 20 de julho de 1973, aos 32 anos, em Kowloon, Hong Kong. Sua morte permanece envolta em mistério.
Lee foi um visionário que fundou o Jeet Kune Do, uma filosofia híbrida de artes marciais. Seus filmes, como "O Dragão Chinês" (1971), "A Fúria do Dragão" (1972), "O Voo do Dragão" (1972) e "Operação Dragão" (1973), elevaram o gênero de artes marciais a novo patamar.
A influência de Lee transcendeu fronteiras culturais, desafiando estereótipos e representando o nacionalismo chinês. Lee treinou Wing Chun e desenvolveu sua própria filosofia marcial.
O pai de Bruce, Lee Hoi-cuen, foi um dos maiores intérpretes de ópera cantonesa e ator do cinema chinês. Completou um ano de turnê com a ópera cantonesa nas vésperas da invasão japonesa em Hong Kong durante a Segunda Guerra Mundial.
Lee Hoi-chuen ficou em turnê nos Estados Unidos por muitos anos, realizando apresentações em inúmeras comunidades chinesas. Decidiu voltar para Hong Kong depois que sua esposa deu à luz Bruce, em 1940.
Poucos meses após retornarem, Hong Kong foi invadida e viveu três anos e oito meses sob ocupação japonesa. A família Lee sobreviveu razoavelmente bem aos tempos de guerra.
Com o fim da guerra, o pai de Bruce decidiu retomar sua carreira de dentista e se tornou uma estrela de maior sucesso durante os anos de "reconstrução" de Hong Kong.
A mãe de Bruce Lee, Grace Ho, pertencia a um dos clãs mais ricos e poderosos em Hong Kong, os Senhores de Ferro. Ela era sobrinha de Sir Robert Ho-tung, o patriarca do clã e um importante empresário euroasiático de Hong Kong. Com isso, o jovem Bruce Lee cresceu num ambiente rico e privilegiado. Também pelo lado materno, Bruce Lee era familiar de Stanley Ho, um importante magnata de casinos de Macau.
É pai de Brandon Bruce Lee (Oakland, 1 de fevereiro de 1965 – Wilmington, 31 de março de 1993), um ator norte-americano de ascendência chinesa, que faleceu após levar um tiro acidental, durante uma cena do filme O Corvo.
Causa da morte
A causa da morte de Lee permanece debatida. Oficialmente, foi atribuída a um edema cerebral, mas outras teorias são debatidas até hoje:
Causas propostas
1. Hipersensibilidade à aspirina ou meprobamato.
2. Insolação devido ao excesso de trabalho e remoção das glândulas sudoríparas.
3. Hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue) devido à ingestão excessiva de líquidos.
Legado
Bruce Lee deixou um impacto duradouro nas artes marciais, cinema e cultura pop. Sua filosofia e estilo continuam inspirando gerações.