Offline
A Trilogia das Cores e as complexas relações humanas
Entretenimento
Publicado em 08/12/2024

A Trilogia das Cores é uma obra-prima do diretor polonês Krzysztof Kieślowski, composta pelos filmes "A Liberdade é Azul" (1993), "A Igualdade é Branca" (1994) e "A Fraternidade é Vermelha" (1994). 

Os filmes foram criados para celebrar o bicentenário da Revolução Francesa e refletir sobre os ideais da liberdade, igualdade e fraternidade representados pelas cores da bandeira da França.

A trilogia foi produzida durante um período de mudanças significativas na Europa, incluindo a assinatura do Tratado de Maastricht que instituiu a União Europeia em 1992. 

Os eventos históricos forneceram um pano de fundo para os temas abordados nos filmes, que exploram questões de identidade, justiça e humanidade em um mundo em transformação.

Kieślowski foi inspirado pelos ideais da Revolução Francesa e pela bandeira francesa, utilizando as cores azul, branco e vermelho como símbolos para cada filme. 

O filme busca criar uma reflexão sobre como esses ideais se aplicam na vida cotidiana e nas relações humanas. A obra aborda um valor específico, mas também se conecta aos outros por meio de temas recorrentes e personagens que cruzam as três histórias.

Resumo dos Filmes

"A Liberdade é Azul"

Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie (Juliette Binoche) decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense.

Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional.

"A Igualdade é Branca"

Foca no divórcio entre Karol e Dominique, explorando questões de poder, vingança e igualdade.

Após se divorciar na França da mulher que ama, Dominique (Julie Delpy),um polonês (Zbigniew Zamachowski) volta ao seu país de origem disposto a ganhar muito dinheiro para poder se vingar do grande amor da sua vida.

"A Fraternidade é Vermelha"

Valentine (Irène Jacob), uma modelo, atropela o cão de um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant), que tem o estranho hábito de ouvir as conversas telefônicas de outras pessoas. Este fato será o ponto de partida para uma singular amizade.

A Trilogia das Cores é uma obra rica e complexa que continua a inspirar discussões sobre ética, política e a condição humana. 

No momento, os filmes da trilogia estão disponíveis apenas para aluguel, na Claro Vídeo e no canal por streaming Reserva Imovision, que pode ser encontrado na Prime Vídeo. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!