A 67ª edição do Oscar, realizada no ano de 1995, foi realizada no Shrine Auditorium em Los Angeles no dia 27 de março de 1995. A cerimônia foi apresentada pelo comediante David Letterman e premiou os melhores filmes de 1994
Entre os destaques da noite, o clássico "Forrest Gump" que levou o prêmio de Melhor Filme, ao superar uma concorrência "barra pesada" contra Um Sonho de Liberdade e Pulp Fiction.
O filme de Robert Zemeckis ainda faturou outras seis estatuetas e se consagrou naquela que é considerada a maior disputa do Oscar de todos os tempos.
Indicados a Melhor Filme
Os filmes indicados a Melhor Filme em 1995 foram:
Forrest Gump - Dirigido por Robert Zemeckis, o filme estrelado por Tom Hanks conta a história de um homem com deficiência intelectual que vive momentos históricos da América.
Pulp Fiction: Tempo de Violência - Dirigido por Quentin Tarantino, este filme de crime e drama é conhecido por sua narrativa não linear e personagens memoráveis. No elenco, nomes como Uma Thurman, John Travolta, Bruce Willis e Samuel L Jackson.
Pulp Fiction cativou o público com a sua narrativa não linear
Quatro Casamentos e um Funeral - Uma comédia romântica dirigida por Mike Newell, que explora as complexidades dos relacionamentos amorosos, estrelada por Hugh Grant.
Quiz Show: A Verdade dos Bastidores - Dirigido por Robert Redford, este drama histórico aborda o escândalo envolvendo programas de perguntas e respostas na televisão dos anos 1950.
Um Sonho de Liberdade - Dirigido por Frank Darabont, este drama é baseado na história de Andy Dufresne, um homem injustamente condenado a prisão perpétua. O filme é uma adaptação do conto homônimo de Stephen King.
Um sonho de Liberdade foi considerado o grande injustiçado da noite
Vencedores e Destaques
Além de "Forrest Gump" vencer o prêmio de Melhor Filme, Tom Hanks foi premiado como Melhor Ator por sua atuação no longa, e Robert Zemeckis recebeu o prêmio de Melhor Diretor.
Forrest Gump também venceu em Melhor Roteiro Adaptado para Eric Roth.
Outros destaques da cerimônia incluem a vitória de "Pulp Fiction: Tempo de Violência" em Melhor Roteiro Original para Quentin Tarantino e Roger Avary, e "Sol Enganador" como Melhor Filme de Língua Estrangeira.