Neste início de ano, durante a temporada de férias, o número de turistas aumenta consideravelmente, tornando os museus e casas de cultura destinos populares. No Maranhão, mais de 20 espaços estão disponíveis para visitação gratuita, mantidos pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Esses locais não só destacam a rica cultura e história do estado, mas também oferecem ótimas opções de lazer para crianças e adultos. Confira abaixo as opções:
Forte Santo Antônio da Barra
Um dos destaques é o Forte Santo Antônio da Barra, um ponto histórico significativo do período de resistência portuguesa às invasões. Localizado no Espigão da Ponta d’Areia, em São Luís, o forte possui 12 canhões, uma muralha e dois prédios. Mauro Frazão, diretor do complexo, enfatiza a importância do local como um espaço de aprendizado e lazer que recebe tanto turistas quanto estudantes.
Museu de Embarcações Maranhenses
No centro cultural do Forte, encontra-se o Museu de Embarcações Maranhenses, onde visitantes podem apreciar 18 réplicas de embarcações tradicionais feitas de madeira. Estas réplicas foram construídas por mestres carpinteiros do Estaleiro Escola. O museu também exibe quadros explicativos sobre os diferentes aspectos e materiais utilizados nas embarcações locais.
Museu do Reggae
Outro local que atrai muitos visitantes é o Museu do Reggae, único no Brasil dedicado ao ritmo. Localizado na Rua das Estrelas, no Centro Histórico de São Luís, o museu celebra a cidade, conhecida como a Capital Nacional do Reggae. O acervo inclui discos raros, vídeos, fotos históricas e depoimentos de figuras importantes da cena musical.
Ademar Danilo, diretor do museu, destaca o impacto do reggae na cultura, turismo e economia do estado. "Nos primeiros cinco dias do ano, recebemos quase mil visitantes, o que demonstra o interesse pela cultura reggae."
Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão
No centro da capital, o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão faz parte do Complexo Cultural e Artístico da Reffsa e preserva a história dos trilhos no estado. Inaugurado em 2021, o museu oferece atrações interativas como óculos de realidade virtual e um observatório com binóculos. Está localizado na Avenida Beira-Mar, no Centro Histórico de São Luís.
Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
Por fim, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, localizado na Rua do Giz, Praia Grande, é um espaço dedicado à paleontologia, arqueologia e etnologia. Com mais de 20 anos de funcionamento, o centro exibe fósseis e réplicas de dinossauros encontrados no estado, atraindo anualmente cerca de 25 mil visitantes.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.