"1984" (escrito em algarismo romano na capa MCMLXXXIV) é o sexto álbum de estúdio da banda americana de hard rock Van Halen, lançado no início no dia 9 de janeiro de 1984.
O disco solidificou a presença da banda na cena musical e a colocou na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame e no livro "1001 Albums You Must Hear Before You Die".
"1984" foi o último álbum da banda com David Lee Roth antes de sua saída, após divergências com Eddie Van Halen, para seguir carreira solo.
Com mais de 10 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos, tornou-se o trabalho mais popular do Van Halen, recebendo um Disco de Diamante, assim como o álbum de estreia da banda.
Conhecido por suas habilidades na guitarra, Eddie Van Halen também era um talentoso pianista clássico, e usou "1984" como uma oportunidade para explorar novos estilos musicais.
Foi o primeiro álbum gravado no estúdio caseiro de Eddie, o 5150, e é marcado pelo uso proeminente de teclados sintetizadores em faixas como "Jump" e "I'll Wait".
A faixa instrumental "1984" abre o álbum com uma exibição de novos efeitos de sintetizador.
Singles de sucesso
O álbum lançou diversos singles de sucesso, como "Jump" e o seu emblemático riff de teclado, e "I'll Wait". "Panama", lançada no verão de 1984, apresentou riffs de guitarra mais pesados, enquanto "Hot for Teacher" ganhou popularidade com seu vídeo amplamente transmitido na MTV.
Veja o clipe de "Jump", um dos maiores sucessos da banda Van Hallen