Offline
"Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres se garantem na disputa do Oscar
Entretenimento
Publicado em 23/01/2025

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, marcando a volta do Brasil à categoria após 26 anos. Os indicados foram anunciados nesta quinta-feira (23) em Los Angeles.

 

Competição acirrada

 

“Ainda Estou Aqui” vai competir com os seguintes filmes na categoria Melhor Filme Internacional:

 

“Emilia Pérez” (França)

 

“A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)

 

“Flow” (Letônia)

 

“A Garota da Agulha” (Dinamarca)

 

Na categoria Melhor Filme, os concorrentes de "Ainda Estou Aqui são":

 

Anora

 

O Brutalista

 

Um Completo Desconhecido

 

Conclave

 

Duna: parte 2

 

Emilia Pérez

 

Ainda Estou Aqui

 

Nickel Boys

 

A Substância

 

Wicked

 

Histórico do Brasil no Oscar

 

A última vez que o Brasil foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional foi em 1999, com “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles.

 

Outras indicações do Brasil incluem “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996) e “O Que É Isso, Companheiro?” (1998).

 

Com “Ainda Estou Aqui”, o Brasil soma sua quinta indicação na categoria.

 

Indicação de Fernanda Torres

 

Além da indicação ao Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” rendeu a Fernanda Torres uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. A produção original Globoplay ainda conseguiu um lugar na lista de Melhor Filme, um feito inédito para uma produção brasileira. Fernanda Torres concorre com Mikey Madison (“Anora”), Demi Moore (“A substância”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).

 

Conexão Familiar

 

Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, concorrer por “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Walter Salles. Esta foi a última vez que o Brasil apareceu nas categorias de atuação.

 

Vitória no Globo de Ouro

 

A indicação de Fernanda Torres ao Oscar foi impulsionada pela vitória no Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz de Drama. Curiosamente, ela quase não esteve no filme, já que a primeira escolha do cineasta para o papel foi Mariana Lima.

 

Sinopse do Filme

 

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” acompanha a transformação de sua mãe, uma dona de casa dos anos 1970 e mãe de cinco filhos, em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do Brasil após o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, pela ditadura militar.

 

O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.

 

#Oscar2025 #AindaEstouAqui #FernandaTorres

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!