Os 34 anos do "MTV Unplugged" de Paul McCartney
Publicado em 25/01/2025 11:00
Música

Após a aclamada turnê mundial registrada em "Tripping the Live Fantastic", Paul McCartney escolheu um caminho mais intimista, e resolveu participar do então novo programa "MTV Unplugged".

 

Paul foi o primeiro artista a lançar um álbum ao vivo de sua performance no show, que estava no ar há apenas um ano.

 

Desplugado de verdade

 

Diferente de muitos artistas que usaram instrumentos acústicos conectados a amplificadores, McCartney optou por uma abordagem completamente desplugada.

 

Microfones foram meticulosamente posicionados para captar o som de guitarras, pianos e outros instrumentos, como pode ser visto na capa do álbum.

 

Seleção de faixas

 

Usando a mesma banda que o acompanhou na época, exceto pela substituição de Chris Whitten por Blair Cunningham, McCartney apresentou algumas de suas faixas mais raras, incluindo três do seu álbum de estreia de 1970, "McCartney", além de vários covers e clássicos dos Beatles.

 

Algumas músicas tocadas no show, como "Mean Woman Blues", "Midnight Special", "Matchbox", "The Fool" e "Things We Said Today", não foram incluídas no álbum. No entanto, "Things We Said Today" e "Midnight Special" foram lançadas dois anos depois como lados B do single "Biker Like an Icon".

 

"Mean Woman Blues" foi lançada como single promocional.

 

Recepção e impacto

 

A crítica recebeu "Unplugged (The Official Bootleg)" com entusiasmo. Inicialmente lançado em uma edição limitada e numerada em 1991, o álbum foi relançado no final dos anos 1990.

 

Em sua edição original, o acústico de Paul alcançou a posição 7 no Reino Unido e foi o álbum de ex-Beatle com maior pico nos EUA em quase dez anos, atingindo a posição 14.

 

O show completo está disponível na plataforma Paramount, assim como no Youtube.

 

Veja a faixa "Here There And Everywhere" cantada no acústico de Paul. 

 

 

 

 

#MTVUnplugged #Paul McCartney

Comentários
Comentário enviado com sucesso!