Lançada em 1986, Garota de Berlim é uma das músicas mais lembradas da banda Tokyo, liderada por Supla. A faixa, que faz parte do álbum Humanos, mistura punk rock e new wave para contar a história de um punk que encontra sua alma gêmea na capital alemã.
O vocalista Supla, que marcou sua trajetória com essa canção, já revelou que a letra foi escrita antes mesmo de conhecer a cantora alemã Nina Hagen, desmestificando a lenda por trás da música.
Nina participou da gravação da música, levando sua singular extravagância vocal para o dueto.
Nascida em Berlim Oriental, Nina Hagen é conhecida por suas performances extravagantes e sua potente voz mezzo-soprano — resultado de um treinamento vocal clássico em ópera. Além da música, também fez participações como atriz em alguns filmes.
A fusão do vocal explosivo de Nina com o estilo irreverente de Supla tornou Garota de Berlim um verdadeiro clássico dos anos 80 no Brasil. A música ainda traz uma referência à banda The Sex Pistols, encerrando com a palavra “Destroy!”.
Em entrevista ao episódio 18 do programa Sabe Aquela Música?, Supla destacou a importância de Garota de Berlim para sua carreira. A faixa continua sendo lembrada como um dos maiores sucessos do Tokyo, reforçando a influência do punk e new wave na música brasileira.
Seja pelo instrumental vibrante, pela interpretação visceral ou pela participação especial de Nina Hagen, Garota de Berlim segue como um clássico atemporal do rock nacional.