Núbia eleva o reggae maranhense com duas indicações no Prêmio BTG
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro — palco que já consagrou grandes momentos da música brasileira.
Por LockDJ
Publicado em 15/04/2025 09:20 • Atualizado 15/04/2025 09:22
Música
Núbia foi indicada em duas categorias do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira (Foto: Divulgação)

A alma vibrante do reggae do Maranhão ganhou novo fôlego e projeção nacional com a cantora e compositora Núbia, que acaba de ser indicada em duas categorias do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025 — uma das mais prestigiadas celebrações da música no país. O anúncio aconteceu na noite da última quarta-feira (9), em um evento Museu de Arte de São Paulo (MASP), reunindo grandes nomes e vozes que movem a cena cultural brasileira.

 

Representando não apenas um estado com forte tradição reggaeira, mas também as vozes femininas e negras do Nordeste, Núbia se destaca na categoria “Reggae” ao lado de nomes como Armandinho, Dasplanta, Mukambu e Planta & Raiz — sendo a única mulher entre os indicados. Ela também concorre em “Lançamento de Reggae”, com a faixa “Sabores”, que dá nome ao seu primeiro álbum de estúdio, lançado em 2024 e produzido por Sandoval Filho.

 

 

“Foi algo muito especial e surpreendente. Esse álbum é muito importante pra mim, pois ele carrega muitas coisas minhas e de nós, maranhenses. Estou muito feliz e grata por tudo”, escreveu a artista nas redes sociais, após o anúncio.

 

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro — palco que já consagrou grandes momentos da música brasileira.


Sabores: entre raízes e afetos, um retrato sonoro de identidade

 

Mais do que um álbum, Sabores é um mergulho afetivo nas camadas que formam a artista e a mulher Núbia. A obra caminha pelas batidas do reggae com liberdade e ousadia, incorporando elementos da musicalidade jamaicana, dos ritmos afro-brasileiros e da cultura popular nordestina, em um mosaico sonoro que traduz vivências, dores, potências e afetos.

 

Em suas letras, Núbia aborda com sensibilidade temas como a ancestralidade, o corpo negro feminino, a sexualidade e os atravessamentos da vida cotidiana. “A faixa, assim como o álbum, abordam, tanto na linguagem musical quanto nas letras, metáforas que trazem os atravessamentos que eu passei ao longo dos anos. Traduz esses sabores advindos dessas relações em música”, afirma.

 

Com arranjos pulsantes e letras carregadas de significado, o álbum conta com participações especiais que ampliam ainda mais a força de sua mensagem. Em Cartas a uma negra, Núbia une vozes com Célia Sampaio, referência do reggae nacional. Já em Risca, divide a composição e os vocais com a cantora e MC Pantera Black, em uma faixa potente e visceral.

 

Disponível em todas as plataformas de streaming, Sabores é um manifesto artístico e político, que reverbera o poder do reggae como linguagem de resistência e pertencimento.

____________________________________________________________________________________________

A faixa “Sabores” ganhou ainda um videoclipe com direção de Jonas Sakamoto, disponível no YouTube:

Ouça o álbum completo no Spotify

Siga Núbia no Instagram

 

Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira: tradição e renovação

 

Criado em 1987 pelo produtor José Maurício Machline, o Prêmio da Música Brasileira chega à sua 32ª edição, agora com o patrocínio do BTG Pactual, que dá nome à premiação em 2025. Ao longo de sua história, mais de 1.500 artistas já foram reconhecidos, celebrando a diversidade e a excelência da música feita no Brasil.

 

Este ano, o prêmio conta com 18 categorias. Além de Núbia, outro nome maranhense também brilha entre os indicados: Alcione, concorrendo nas categorias “Samba” e “Lançamento de Samba”, com a faixa “Marra de Feroz”.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!