Cultura popular e tecnologia se encontram no Festival “Do Tambor ao Beat”
Evento gratuito une o tambor de crioula, a música eletrônica, o rap e o beatmaking em uma grande celebração da cultura ancestral e urbana.
Por LockDJ
Publicado em 08/07/2025 20:35 • Atualizado 08/07/2025 20:36
Cultura
Festival do Tambor ao Beat será realizado neste sábado, 12, no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

Neste sábado (12), a Praça do Folclore Valdelino Cécio, na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís, será palco do Festival do Tambor ao Beat, um evento gratuito que une o tambor de crioula, a música eletrônica, o rap, o beatmaking e performances visuais em uma grande celebração da cultura ancestral e urbana. A programação acontece das 16h à meia-noite.

 

O festival marca o encerramento de um ciclo de oficinas e atividades formativas realizadas desde junho em comunidades como Liberdade, Vila Nova (Itaqui-Bacanga) e Centro, com foco em mestres da cultura popular, artistas da cena urbana e produtores culturais. O lema que guia o projeto é: “tradição, corpo, som e resistência em um só compasso”.

 

Entre as atrações estão os grupos de tambor de crioula de Mestre Amaral, Mestre Felipe e Saravá Rio Anil, além do coletivo Criola Beat e da cantora Emanuele Paz, em parceria com o Itaqui Sounds. Também se apresentam artistas da cena urbana como Èsù, O Shoock, Afroprata, Helton Borges, RXBS, MC Yuri da V.N, além de DJs e a tradicional Batalha do QI. Performances e intervenções visuais completam a programação.

 

Formação e ancestralidade

 

A semana que antecede o festival está sendo marcada pelas Masterclasses “Do Tambor ao Beat: Tecnologia Ancestral”, com encontros no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), de 8 a 11 de julho. As formações são gratuitas e oferecem certificado.

 

Nos dias 8 e 9, o Mestre César Peixinho conduz a oficina “Fundamentos e cobertura de parelha de tambor”. Já nos dias 10 e 11, o músico e produtor Adnon Soares ministra “Da batida tradicional ao digital – produção musical”. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível no Instagram @dotamboraobeat.

 

O projeto também abordou temas como direito autoral, distribuição digital e estratégias de carreira em oficinas realizadas em escolas públicas e centros culturais como o Grupo Congo-Aruandê e a Produtora Novo Quilombo.

 

“Mais que um festival, ‘Do Tambor ao Beat’ é uma plataforma de encontro entre gerações, linguagens e saberes. É sobre reconhecer a força ancestral que está nas batidas do tambor e nas rimas das ruas”, afirma Amanda Bertrand, diretora da Upaon Mundo e idealizadora do projeto.

 

O Festival é uma realização da Upaon Mundo e do Criola Beat, com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Rouanet, apoio do Centro Cultural Vale Maranhão e recursos da Lei Paulo Gustavo (SECMA, MinC e Governo Federal).


Serviço

Festival Do Tambor ao Beat
Praça do Folclore Valdelino Cécio (Rua do Giz – Centro Histórico de São Luís)
Sábado, 12 de julho
⏰ Das 16h às 00h
️ Entrada gratuita

 

Masterclasses Do Tambor ao Beat: Tecnologia Ancestral
Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM)
8 a 11 de julho | ⏰ 15h às 18h
️ Inscrições: formulário aqui

Comentários
Comentário enviado com sucesso!