Comemorando 20 anos do álbum Silent Alarm, o Bloc Party fez sua aguardada estreia na série Tiny Desk Concerts, da NPR, em uma performance marcada por nostalgia, energia contida e a revisitação de diferentes fases da discografia da banda britânica.
Logo de início, o vocalista Kele Okereke fez as honras: “Boa tarde a todos. Somos o Bloc Party, de Londres, Inglaterra. Estamos muito empolgados por estar aqui com vocês, nessa sessão lendária do Tiny Desk. Vamos nessa”. A abertura ficou por conta de “Banquet”, hino do disco de estreia que colocou o quarteto no radar do indie rock mundial em 2005 e que ganhou uma edição comemorativa neste ano de 2024.
Na sequência, a banda mergulhou em Intimacy (2008) com a introspectiva “Signs”, para depois emendar com “Mercury” — uma escolha alinhada, segundo Kele, ao “Mercúrio retrógrado que está chegando”. A alusão astrológica serviu como gancho para apresentar uma das faixas mais experimentais de seu repertório.
Fechando o set, o Bloc Party saltou para a fase mais recente da carreira com “Blue”, do EP The High Life, lançado em 2023. Desde então, os britânicos divulgaram apenas o single “Flirting Again” e uma coletânea especial de B-sides do álbum A Weekend in the City (2007), mantendo viva a conexão com os fãs mais antigos.
Antes de se despedir, Okereke fez questão de reconhecer a importância do projeto da NPR: “Muito obrigado. Como eu disse antes, isso significa muito pra gente. A NPR me apresentou a muita música boa. Já dei entrevistas incríveis aqui. Pessoas do mundo todo — não só dos EUA — confiam no que sai desse lugar. Então, vamos continuar protegendo e valorizando isso”.
Atualmente, o Bloc Party está em turnê com o show 20 Years of Bloc Party, celebrando duas décadas de riffs angulosos, batidas dançantes e angústias urbanas transformadas em hits globais.
Redação / Rolling Stone