Google Analystic
Daniel Day-Lewis sai da aposentadoria para estrelar filme dirigido pelo filho
Ator revelou que a motivação para voltar às câmeras foi essencialmente afetiva.
Por LockDJ
Publicado em 11/09/2025 11:31 • Atualizado 11/09/2025 11:33
Entretenimento
Daniel Day-Lewis abandonou aposentadoria para trabalhar em filme do filho (Foto: Divulgação)

O cinema mundial recebeu uma notícia inesperada: Daniel Day-Lewis, considerado um dos maiores atores de sua geração, decidiu retomar a carreira após sete anos afastado das telas. Aos 68 anos, ele será o protagonista de “Anemone” (2025), drama que marca a estreia de seu filho, Ronan Day-Lewis, de 27 anos, como diretor. O projeto também conta com roteiro assinado por pai e filho e terá no elenco nomes como Sean Bean e Samantha Morton.

Day-Lewis havia anunciado sua aposentadoria após “Trama Fantasma” (2017), longa que lhe rendeu sua sexta indicação ao Oscar de Melhor Ator. Na época, o comunicado oficial dizia que ele não voltaria a atuar — decisão que parecia definitiva para o único intérprete a conquistar três estatuetas da Academia na categoria: Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012).


No entanto, em entrevista à Rolling Stone, o ator revelou que a motivação para voltar às câmeras foi essencialmente afetiva: trabalhar ao lado do filho. “Eu tinha uma certa tristeza porque sabia que Ronan seguiria empenhado em fazer filmes e eu estava me afastando disso. Pensei: não seria lindo se pudéssemos fazer algo juntos?”, disse.

Na conversa, o ator admitiu ter cogitado atuar apenas nos bastidores, como roteirista, mas Ronan insistiu em tê-lo como protagonista: “Ele deixou claro que não faria o filme sem mim”. Day-Lewis também falou sobre os dilemas que o levaram ao afastamento, citando a dificuldade em lidar com a vida pública e a sensação de exaustão após cada projeto. Ainda assim, afirmou que nunca deixou de amar o ofício: “Trabalhar com o Ro reacendeu o forno criativo dentro de mim. Do começo ao fim, foi pura alegria estar ao lado dele”.


“Anemone” estreia em outubro nos cinemas dos Estados Unidos, mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. A trama explora os vínculos familiares em meio a jornadas pessoais e conflitos geracionais, prometendo unir a intensidade característica de Daniel Day-Lewis ao olhar fresco de uma nova geração de cineastas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!