São José de Ribamar — Pela primeira vez, o município recebe a Mostra PraCine de Cinema e Audiovisual. De 15 a 18 de outubro, a 4ª edição do evento ocupa espaços públicos com oficina gratuita e sessões ao ar livre de produções maranhenses e nacionais, reforçando a proposta de democratizar o acesso ao cinema e estimular a formação de novos realizadores.
Realizada pela Maranhezza Produções e Kasarão Filmes, a edição 2025 é viabilizada com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do Edital nº 18/2024 – UGADC/SECMA – Mais Audiovisual – Mais Festivais e Mostras do Audiovisual, com apoio da SECMA, Governo do Maranhão, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“É com muita alegria que promovemos esse encontro, que também é um convite a refletir nossa realidade a partir do cinema e do potencial criativo que temos no Maranhão”, afirma Nat Maciel, diretora da Maranhezza Produções e idealizadora da mostra.
Formação: oficina para novos cineastas
De quarta (15) a sexta (17), das 8h às 12h, o Espaço Curiar (Av. Clodomiro Cardoso, bairro Moropoia) recebe a Oficina “Cinematografia e Edição de Vídeo para Novos Cineastas”. A atividade será ministrada por Jéssica Lauane (cineasta, diretora de fotografia, fotógrafa e produtora) e Jonas Sakamoto (videomaker, fotógrafo e diretor de fotografia). Inscrições gratuitas via formulário; vagas limitadas.
Sessões na praça e destaque para “Boiuna”
No sábado (18), a programação começa às 17h na Praça do Jardim Tropical, com feirinha criativa e brinquedos para crianças. As exibições iniciam às 19h e reúnem curtas de diferentes regiões. Entre os destaques está “Boiuna” (PA), vencedor de três Kikitos no 53º Festival de Gramado (2025) — Melhor Direção (Adriana de Faria), Melhor Atriz (Naieme e Jhanyffer Santos, prêmio dividido) e Melhor Fotografia (Thiago Pelaes) —, além do Prêmio Itaú Cultural Play no Festival Olhar do Norte. A obra revisita o imaginário mítico amazônico, com protagonismo feminino e forte assinatura da equipe nortista.
Também serão exibidos:
-
“Vipuxovuko-Aldeia”, de Dannon Lacerda;
-
“Estudo para uma pintura o lavrador de café”, de Desali e Rafael dos Santos Rocha;
-
“Onde a maré me leva”, de Luan Santos;
-
“Saudade Verde”, curta de direção coletiva produzido na oficina realizada em Anajatuba (1ª etapa da PraCine 2025).
A mostra apresenta ainda videoclipes: “Deja Vi” (Núbia, dir. Jonas Sakamoto); “Novas Danças” (Klícia, dir. Jéssica Lauane); “Maré Cheia” (Gugs e Zeca Baleiro, dir. Sunday James); e “Melô do Infitético” (Criola Beat, de Amanda Bertrand e Failon Aletos). Ao final, bate-papo com realizadores(as) sobre processos criativos e a força do videoclipe na cena cultural maranhense. O encerramento fica por conta do Boi Tremor da Campina.
Itinerância e próxima parada
Criada em 2015, a PraCine vem ocupando praças e territórios com cinema, formação e diálogo com culturas locais. Em 2025, a primeira etapa ocorreu em Anajatuba, com oficina ministrada por Rafaela Gonçalves e mostra que reuniu mais de 250 pessoas na Praça de Eventos. São José de Ribamar é a segunda cidade do calendário. A etapa final será em São Luís (Zona Rural), levando oficinas e sessões à comunidade de Rio dos Cachorros, de 7 a 9 de novembro.
“As oficinas despertam o interesse pelo audiovisual entre jovens e comunidades, enquanto as exibições ao ar livre convidam o público para a experiência do cinema em praça pública, gratuita e acessível”, destaca Josh Baconi, da Kasarão Filmes, co-produtor da PraCine.
Serviço
O quê: 4ª Mostra PraCine de Cinema e Audiovisual — Etapa São José de Ribamar
Quando: 15 a 18 de outubro
Programação:
-
15 a 17/10 — 8h às 12h: Oficina “Cinematografia e Edição de Vídeo para Novos Cineastas” — Espaço Curiar (Av. Clodomiro Cardoso, bairro Moropoia).
-
18/10 — a partir das 17h: Feirinha criativa e brinquedos.
-
18/10 — 19h: Mostra PraCine na Pracinha do Jardim Tropical (Av. Paraíso).
Inscrições: gratuitas (formulário; vagas limitadas).
Redes: @pracine.ma (Instagram) — programação completa e atualizações.