A série “Ekobé: Vida que vem da Terra” estreia sua 2ª temporada nesta sexta-feira (7), às 15h, na TV UFMA (canal 16.1), com o episódio “Amazônia Maranhense à Antártica: é tempo de mudar”. Com foco em mudanças climáticas, a nova safra chega às vésperas da COP30, que começa na segunda (10), em Belém (PA), e propõe um diálogo que conecta ciência, territórios e cotidiano.
“A série reforça o compromisso das TVs universitárias com a produção de conhecimento e a sensibilização da sociedade. Trazer a Amazônia Maranhense para o centro do debate mostra como a crise climática afeta diretamente nosso território. Exibir esse conteúdo às vésperas da COP30 é contribuir para o diálogo global a partir das nossas realidades locais”, destaca Cecília Leite, diretora da TV UFMA.
O que a nova temporada aborda
A série documental percorre pautas socioambientais atuais e urgentes:
-
Amazônia Maranhense e seus biomas de transição;
-
Especulação imobiliária e pressão sobre áreas de preservação;
-
Agricultura urbana e agroecologia para segurança alimentar e resiliência climática;
-
A relação ser humano–natureza e a importância de políticas públicas por justiça socioambiental.
“Ekobé”, do tupi antigo, significa “a vida que vem da terra” — uma síntese da proposta de olhar histórias locais para compor um mosaico nacional.
“Cada emissora parceira produz um episódio inédito e todas exibem os sete títulos em suas grades e no YouTube. Ekobé nos convida a repensar nossa relação com o ambiente a partir de ações locais que, juntas, contam o Brasil”, explica Nádia Biondo, coordenadora do Núcleo de Produção da TV UFMA.
Rede coprodutora
A temporada é coproduzida e exibida por: TV UFG (Goiás), TV UFMA (Maranhão), TV UFMG (Minas Gerais), TV UFMS (Mato Grosso do Sul), TV Unifor (Ceará), UnBTV (Brasília) e UEG TV (Goiás). Haverá estreia conjunta no YouTube dos canais das emissoras.
Calendário de estreias
-
TV UFMA — 7 de novembro
-
TV Unifor — 14 de novembro
-
TV UFG — 21 de novembro
-
UnBTV — 28 de novembro
-
TV UFMS — 5 de dezembro
-
TV UFMG — 12 de dezembro
-
UEG TV — 19 de dezembro