Google Analystic
Acervo Arthur Azevedo ganha destaque em encontro da Biblioteca Nacional
Artigo sobre o processo de resgate e digitalização da coleção é selecionado para o XVI Encontro Nacional de Acervos Raros.
Por Redação Rádio VB
Publicado em 24/11/2025 18:30 • Atualizado 24/11/2025 18:31
Cultura
A coleção inclui anotações inéditas e manuscritos de próprio punho de Arthur Azevedo (Foto: Divulgação)

A coleção de Arthur Azevedo, preservada no Palácio dos Leões desde 2003 e atualmente em processo de catalogação pela Curadoria de Bens Culturais, acaba de ganhar destaque nacional. O artigo “A Trajetória e o Resgate da Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões”, escrito por Anna Carolina Vieira Cavalcante Medeiros, secretária-adjunta de Curadoria e Bens Culturais da Segov, foi selecionado para o XVI Encontro Nacional de Acervos Raros, promovido pela Biblioteca Nacional.

O texto aborda o minucioso trabalho iniciado em 2023 para reorganizar, identificar e recuperar o acervo, cuja catalogação completa está prevista para 2025. Além de reunir gravuras e documentos diversos, a coleção inclui anotações inéditas e manuscritos de próprio punho de Arthur Azevedo, reforçando seu valor histórico e literário.

Segundo Anna Carolina Vieira, a gestão contemporânea do acervo tem como foco não apenas a preservação física, mas também a digitalização, garantindo acesso público e valorização da memória do dramaturgo, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Desde 2024, o trabalho conta com recursos próprios e apoio de um Plano Plurianual, que permite retomar e aperfeiçoar esforços anteriores de catalogação.

“Participar de um evento da Biblioteca Nacional, maior autoridade do país em acervos em papel, é extremamente gratificante. É o reconhecimento de um trabalho que apresenta uma nova forma de catalogar e preservar a coleção de gravuras de Arthur Azevedo, representando o Maranhão em um espaço de referência”, afirmou a secretária-adjunta.

Com um processo concluído depois de 115 anos da aquisição e mais de duas décadas de guarda no Palácio dos Leões, o resgate da coleção reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a preservação de patrimônios históricos e culturais.

Anna Carolina Vieira agradeceu o apoio recebido:

“Agradeço ao governador Carlos Brandão, à primeira-dama Larissa Brandão e ao secretário Márcio Machado pelo incentivo e pelas condições que possibilitaram a conclusão e o reconhecimento deste trabalho.”

Cerimônia e publicação

A cerimônia oficial do XVI Encontro Nacional de Acervos Raros será realizada no dia 26 de novembro, às 11h30, em formato híbrido. A transmissão on-line estará disponível no canal da Biblioteca Nacional no YouTube.

Após o evento, o artigo será publicado nos anais da Biblioteca Nacional, ampliando o alcance da pesquisa sobre um dos mais importantes acervos literários preservados no Maranhão.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!