Em clima de festas juninas, a produção artística maranhense ganha destaque com a abertura da exposição "Em Tempo de Guarnicê", que será inaugurada nesta quinta-feira (25), às 19h, na Galeria Antônio Almeida, instalada no Palacete Gentil Braga, na Rua Grande, no Centro Histórico de São Luís.
Promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a mostra propõe um diálogo entre a arte contemporânea e as manifestações culturais que moldam a identidade do estado, tendo como inspiração o rico universo simbólico do ciclo junino maranhense.
A exposição convida o público a percorrer diferentes interpretações sobre tradições, memórias e elementos que fazem parte do imaginário popular, reforçando a conexão entre a criação artística e o patrimônio cultural do Maranhão.
Mostra reúne diferentes linguagens artísticas
Ao todo, 14 artistas participam da exposição, apresentando obras que exploram cores, símbolos, personagens e referências culturais presentes nas manifestações populares maranhenses.
Integram a mostra os artistas Airton Marinho, Miguel Veiga, João Ewerton, Paulo César, Dulce Serra, Edgar Rocha, Fabio Vidotti, Maria Clara Vidotti, Gabriel Martins, Izabel Matos, Vitória Maria, Ojuara, Ciro Falcão e Fernando Almeida.
As produções revelam diferentes olhares sobre a cultura local, valorizando aspectos históricos, afetivos e identitários que ganham ainda mais visibilidade durante o período junino.
Visitação segue até agosto
Após a abertura, a exposição permanecerá aberta à visitação entre os dias 26 de junho e 28 de agosto, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer gratuitamente o trabalho dos artistas participantes.
A iniciativa reforça o papel da arte como instrumento de preservação da memória, valorização das tradições e incentivo à produção cultural maranhense, em um dos períodos mais emblemáticos do calendário festivo do estado.