Offline
No Dia Mundial do Braile, relembre Perfume de Mulher
Entretenimento
Publicado em 04/01/2025

Neste sábado, 4 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Braile, criado na França, em 1825, por Louis Braille.

Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809 em Coupvray, na França, a cerca de 40 km de Paris. Seu pai, Simon-René Braille, foi um fabricante de arreios e selas. Aos três anos, provavelmente ao brincar na oficina do pai, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, possivelmente uma sovela.

A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total.

A partir de então, desde criança, Louis passou a desenvolver métodos que o ajudassem a ler.

"Louis aprendeu a ler as grandes letras em alto-relevo nos livros da pequena biblioteca de Haüy. Mas também se apercebia que aquele método, além de lento, não era prático. Na ocasião, ele escreveu no seu diário:

"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma".

O sistema desenvolvido por Louis se tornou realmente eficaz, e por fim virou popular. Atualmente, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz há exatos 200 anos.

Perfume de Mulher

Para celebrar a data, a dica é um filme que trata sobre o universo de uma pessoa com deficiência. Perfume de Mulher foi lançado em 1992, dirigido por Martin Brest e estrelado por Al Pacino. 

O filme é uma adaptação de uma produção italiana de 1974, "Profumo di Donna", baseada no romance "Il Buio e il Miele" de Giovanni Arpino.

A narrativa centra-se na relação entre dois personagens: Frank Slade, um ex-oficial do Exército Americano que perdeu a visão em um acidente e agora vive uma vida isolada, e Charlie Simms, vivido por Chris O'Donnell.

Charlie é um estudante de uma escola preparatória que aceita um trabalho temporário cuidando de Frank durante o feriado de Ação de Graças.

Frank, então, decide levar Charlie em uma viagem a Nova York, onde planeja desfrutar de prazeres como boa comida, bebida e dança. 

O filme explora temas como a perda, a redenção e o impacto de um simples ato de bondade. A atuação de Al Pacino como Frank Slade é um dos pontos altos da obra, conferindo autenticidade ao personagem cego. 

Neste Dia Mundial do Braile, a resenha de "Perfume de Mulher" ressalta a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades e desafios enfrentados por pessoas cegas. O filme oferece uma perspectiva sobre a experiência de viver com deficiência visual e a importância da empatia e do apoio mútuo.

O filme está disponível no catálogo da Amazon Prime. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!