Offline
A adaptação do clássico da literatura que ficou 2 anos em cartaz
Cultura
Publicado em 02/02/2025

"A Insustentável Leveza do Ser", de 1984, do escritor tcheco Milan Kundera, ganhou em 1988 uma adaptação para o cinema, que chegou ao Brasil simultaneamente com a estreia nos Estados Unidos.

 

O filme de Philip Kaufman, com Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche nos papéis principais, bateu recorde ao ficar dois anos e quatro meses em cartaz nos cinemas brasileiros. 

 

Situado na Praga dos anos 60, a obra marcou a literatura mundial com seu retrato sarcástico da condição humana. O filme explora a vida de Tomas, um médico envolvido em um triângulo amoroso, durante a turbulenta Primavera de Praga.

 

Médico apolítico, Tomas tem como hobby possuir diversas parceiras sexuais, mas evita um maior envolvimento. No entanto, duas mulheres, Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa, se tornam muito presentes na vida dele.

 

Ao serem atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como "A Primavera de Praga", quando tanques soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos, a vida deste triângulo amoroso é afetada.

 

Atualmente, o filme está disponível apenas para aluguel nas plataformas Prime Vídeo e Apple TV, por R$ 19,90.

 

O dono da obra

 

Milan Kundera nasceu no dia 1º de abril de 1929, em Brno, na então Tchecoslováquia, e começou a carreira literária com poemas e contos antes de lançar "A Piada" em 1967, seu primeiro romance.

 

 

Kundera ganhou notoriedade mundial com "A Insustentável Leveza do Ser". Enfrentou censura e perda da nacionalidade tcheca após o movimento reformista Primavera de Praga em 1968, que foi esmagado pelos soviéticos.

 

Em 1975, partiu para a França, e só recuperou a nacionalidade tcheca em 2019.

 

Com a nacionalidade francesa adotada em 1981, Kundera publicou diversas obras em francês. Em "A Arte do Romance" (1986), ele descreve a vida como "uma armadilha que sempre conhecemos".

 

Sua crítica áspera às ilusões políticas e a habilidade em dissecar a condição humana fizeram dele um dos raros autores a serem incluídos na prestigiada série La Pléiade em vida.

 

"A Insustentável Leveza do Ser" permanece como um dos romances mais influentes, impactando leitores e críticos com suas reflexões profundas e estilo singular.

 

Kundera faleceu em Paris, em 11 de julho de 2023, aos 94 anos, deixando um legado duradouro na literatura mundial.

 

#MilanKundera #AInsustentávelLevezadoSer

Comentários
Comentário enviado com sucesso!