"Despedida de Solteiro" é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida entre 1 de junho de 1992 e 29 de janeiro de 1993.
Escrita por Walther Negrão com a colaboração de Rose Calza, Ângela Carneiro e Margareth Boury, a trama foi dirigida por Reynaldo Boury, Cláudio Cavalcanti e Carlos Manga Júnior. A novela contou com 207 capítulos exibidos e foi a 43ª "novela das seis" da emissora, substituindo "Felicidade" e sendo substituída por "Mulheres de Areia".
A história começa em 1985, na fictícia cidade de Remanso, onde quatro amigos se reúnem para a despedida de solteiro de um deles. Após a farra, que termina numa cachoeira, uma jovem é assassinada.
Os quatro amigos são condenados a 21 anos de prisão pelo crime, e então, lutam para tentar provar a inocência.
Abertura clássica
A abertura da novela foi considerada inovadora para a época, inspirada nos jogos de videogame Pitfall! e Prince of Persia. A animação simulava um joguinho pixelizado, em que o herói tinha que salvar a mocinha presa pelo vilão.
O conceito visual se destacou e ficou marcado na memória dos telespectadores.
O tema de abertura era um remix de "Sugar, Sugar", um clássico pop dos anos 60, cantado por D.J. Les and The Kool Kat. A versão original da música foi gravada pela banda The Archies.
A escolha do remix trouxe uma combinação interessante de nostalgia e modernidade para a abertura da novela.
O elenco de "Despedida de Solteiro" contou com atuações de Paulo Gorgulho, Lúcia Veríssimo, Felipe Camargo, Tássia Camargo, João Vitti, Rita Guedes, Helena Ranaldi e Eduardo Galvão, entre outros.
A trama cativou o público com suas reviravoltas e temas emocionantes, e a abertura única e bem trabalhada contribuiu para o seu sucesso e lembrança duradoura na teledramaturgia brasileira.
A novela está em cartaz no catálogo da Globoplay.
The Archies
The Archies é uma banda musical fictícia americana composta por personagens do universo da Archie Comics: Archie Andrews, Reggie Mantle, Jughead Jones, Veronica Lodge e Betty Cooper.

O grupo ganhou vida no contexto da série animada de televisão "The Archie Show" e obteve sucesso no mundo real como uma banda virtual.
A música de The Archies foi gravada por músicos reais, incluindo Ron Dante nos vocais e Toni Wine em dueto e vocais de apoio. A banda lançou uma série de singles e álbuns, destacando-se especialmente pela canção "Sugar, Sugar".
Escrita por Jeff Barry e Andy Kim, "Sugar, Sugar" se tornou um dos maiores sucessos do gênero bubblegum pop entre 1968 e 1973. Em 1969, a canção alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, sendo a única vez que uma banda fictícia conseguiu essa posição.
"Sugar, Sugar" vendeu mais de seis milhões de cópias e recebeu um disco de ouro. Outros sucessos da banda incluem "Who's Your Baby?" (40º lugar na Billboard), "Bang-Shang-A-Lang" (22º) e "Jingle Jangle" (10º), com esta última também ganhando um disco de ouro.
Na banda fictícia, Archie Andrews era o vocalista e guitarrista rítmico, Reggie Mantle tocava baixo e fazia vocais, Jughead Jones era o baterista, Betty Cooper atuava nos vocais, guitarra e percussão, e Veronica Lodge era a vocalista e tecladista.
As músicas da banda eram distribuídas de maneira inovadora, aparecendo no verso de caixas de cereal matinal.
Algumas músicas de The Archies aparecem em episódios da série de televisão "Riverdale", da The CW, mostrando que o legado da banda fictícia continua a influenciar a cultura pop atual.
#DespedidadeSolteiro #Novela #Nostalgia #TheArchies