Um curta-metragem produzido por jovens de São Luís (MA) está ganhando espaço em festivais nacionais de audiovisual. Trata-se de “Iroko – caminhos que se (en)cruzam”, realizado por alunos do projeto LABmais, que será exibido na programação do Festival LABmais, entre os dias 4 e 6 de setembro, em Caxias do Sul (RS). O filme integra a Mostra de Audiovisual – Produções LABmais Brasil, ao lado de obras realizadas por participantes do projeto em diferentes estados. A produção também foi selecionada para o Festival Maranhão na Tela 2025.
Poesia, ancestralidade e tempo
Com aproximadamente 10 minutos de duração, o curta propõe uma coletânea de poesias visuais inspiradas no slam. Na tela, jovens poetas e performers conectam suas vivências urbanas às forças espirituais herdadas de seus ancestrais. O fio condutor da narrativa é o orixá Iroko, entidade das religiões de matriz africana associada ao tempo e à transformação.
A obra alterna camadas de leitura do tempo — o cotidiano, o espiritual e o ancestral — para compor um mosaico de identidades que se cruzam em performances potentes. Gravado em terminais de ônibus, bairros populares e espaços urbanos de São Luís, o filme reflete a realidade social e cultural dos próprios participantes.
Juventude em cena
“Iroko” mobilizou 20 jovens do LABmais na construção coletiva do roteiro, direção, fotografia, curadoria e atuação. Entre eles, está Mila, 22 anos, natural de Guimarães (MA), que atuou como assistente de direção. Formada em Direito, ela celebra o espaço aberto pelo projeto:
— “Assinar o Iroko como assistente de direção foi uma grande oportunidade. Mesmo formada em Direito, posso exercer minha arte como escritora e produtora. O LABmais é um laboratório que possibilita colocar nossos sonhos em prática.”
O projeto LABmais
O LABmais – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes está presente em 17 estados, oferecendo formação para jovens em processos criativos diversos: de podcasts e curtas-metragens a ensaios fotográficos e booktrailers. A proposta é estimular a expressão cultural e artística em diálogo com linguagens midiáticas que fazem parte do cotidiano dessa geração.
O Festival LABmais 2025 traz como tema “Entre corres e conexões: o que sustenta as juventudes?” e reúne oficinas, painéis e performances artísticas. Além de ocupar o palco, os jovens também participaram da construção da programação, reforçando a ideia de protagonismo coletivo e diversidade cultural.