Djavan lançou nesta quinta (23) “O Vento”, segundo single de Improviso, seu 26º álbum de estúdio, que será lançado em 11 de novembro com 12 faixas. O disco inaugura a reta final rumo aos 50 anos de carreira do músico alagoano, a serem completados em 2026.
A canção tem uma trajetória simbólica. Composta por Djavan e Ronaldo Bastos, foi lançada por Gal Costa em 1987 e, só agora, ganha a primeira gravação do próprio autor. Uma leitura afetuosa da única parceria entre os dois compositores e um tributo póstumo a Gal, intérprete de 13 músicas do repertório de Djavan e presença constante em sua história artística.
O single sucede “Um Brinde”, divulgado em setembro e acompanhado da ação “Improvise com Djavan” no TikTok, que convidou fãs a criarem variações melódicas e aproximou novas audiências da obra do artista.
Arranjo e clima
Com arranjo suave e atmosférico, a faixa destaca a voz de Djavan sobre o violão de Torcuato Mariano, piano e teclados de Renato Fonseca e Paulo Calasans, baixo de Marcelo Mariano, bateria de Felipe Alves e percussão de Marco Suzano. A tessitura instrumental cria o ambiente para versos como “Vento que bate na porta / trazendo notícias / que tem de alguém”, reforçando a ideia de transformação e conexão que atravessa a letra.
Conceito visual
Na parte gráfica de Improviso, Djavan retoma a parceria com o diretor de arte Giovanni Bianco (que assinou o álbum D), enquanto as fotos ficam a cargo da dupla Mar+Vin (Marcos Florentino e Kelvin Yule), conhecida pela estética ousada e sofisticada que transita entre música, moda e artes visuais.