Offline
56 anos do psicodélico "Yellow Submarine"
Música
Publicado em 13/01/2025

56 anos a banda The Beatles lançava o lúdico álbum "Yellow Submarine", seu décimo trabalho de estúdio, pela Apple Records. O disco serve como trilha sonora para o filme psicodélico de animação homônimo, estreado em Londres em julho de 1968.

 

O álbum inclui seis faixas dos Beatles, sendo quatro delas inéditas. As músicas "Yellow Submarine" e "All You Need Is Love" já haviam sido lançadas anteriormente, enquanto as demais são regravações da canção orquestral do filme, arranjadas pelo produtor musical George Martin.

 

Gravação e lançamento

 

O projeto foi uma obrigação contratual para os Beatles, que compuseram quatro novas canções para o filme. Algumas dessas faixas foram feitas especialmente para a trilha sonora, enquanto outras vieram de projetos anteriores.

 

Lançado dois meses após o cultuado álbum "The Beatles" (conhecido como "White Album"), "Yellow Submarine" não foi considerado um trabalho significativo pela banda.

 

Críticas e recepção

 

A recepção crítica ao álbum foi mista. Alguns críticos acharam que ele ficou aquém do padrão elevado geralmente associado aos Beatles. No entanto, o álbum alcançou o Top 5 no Reino Unido e nos Estados Unidos e foi relançado várias vezes no formato de disco compacto.

 

Destaques musicais

 

"Only a Northern Song": Gravada em fevereiro de 1967 e rejeitada para "Sgt. Pepper", esta faixa expressa o descontentamento de George Harrison com seu contrato.

 

"All Together Now": Gravada em uma única sessão em maio de 1967, a canção foi descrita por Paul McCartney como um "desperdício".

 

"It's All Too Much": Inspirada pelo consumo de LSD e gravada em maio de 1967, reflete a filosofia do "Verão do Amor".

 

"Hey Bulldog": Gravada em fevereiro de 1968, evoluiu de uma intenção inicial de gravar um clipe promocional para "Lady Madonna".

 

Orquestrações de George Martin

 

O segundo lado do disco inclui regravações da música orquestral do filme, compostas pelo produtor George Martin. Gravada em duas sessões em outubro de 1968, a orquestração faz referências ao trabalho anterior dos Beatles e a várias composições clássicas.

 

Yellow Submarine Songtrack

 

Em 1999, coincidindo com a remasterização do filme, foi lançada uma outra versão do álbuma chamada “Yellow Submarine Songtrack”. Essa edição conta com as 6 músicas originais dos Beatles e mais 9 músicas lançadas em outros álbuns, como “Eleanor Rigby” (Revolver) e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (do disco homônimo).

 

“Nothing is Real”

 

A ilustração da capa do álbum segue o padrão das imagens do longa, mas a versão lançada no Reino Unido contém a frase “Nothing is Real” (“nada é real) abaixo do título, diferente da cópia lançada nos Estados Unidos.

 

Diversas interpretações foram feitas

 

Ao longo do tempo diversas interpretações foram sendo feitas sobre os reais significados do álbum, principalmente o relacionando ao uso de drogas. Sobre isso, McCartney já declarou:

“As pessoas dizem, ‘Submarino amarelo? O que significa? O que está por trás disso?’ Nada! Eu sabia que a música ganharia significados, mas é só uma música infantil.”

 

Quadrinho

 

O longa conta a história de um marinheiro que viaja por terras submersas cheias de cores e alegria mas que, em determinado momento, passam a ser ameaçadas por um vilão chamado “Blue Meanies” que busca acabar com a felicidade. É nesse momento que os Beatles entram em cena espalhando amor, bondade e felicidade com suas músicas.

 

50 anos após o lançamento do longa, a história foi parar nos quadrinhos numa adaptação feita por Bill Morrison, editor da Revista MAD e com um currículo que inclui trabalhos para a Disney, Simpson e Futurama.

 

Veja abaixo o vídeoclipe de Yellow Submarine

 

 

Redação / Dark Side

 

#Beatles #Yellow_Submarine #56anos

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!